Fluxo de reengajamento: 4 passos para aumentar as conversões

Fluxo de reengajamento ou Fluxo de retomada é a estratégia ideal para resgatar um lead que esfriou após uma conversa que não avançou. O simples fato do papo não avançar não significa que o lead ficou desinteressado. Muitas vezes ele só está com outros assuntos urgentes para tratar e não conseguiu direcionar a atenção necessária para você.

Mas se você acabou dando prioridade para os leads mais quentes (o que de fato deve ser feito), vale a pena dar aquele “oi, sumido” na sua base adormecida e colher alguns frutos.

Já ajudamos alguns clientes da consultoria a fechar clientes utilizando essa estratégia. Vale a pena conferir:

case de sucesso contato contabilidade fluxo positivo
estudo de caso ovla

Passo 1: Analise os seus leads e mapeie as oportunidades

Bora para o CRM?

Defina qual será o tempo mínimo de inatividade do lead. Confira se ele se manteve engajado com os conteúdos e materiais do marketing.

Então, crie uma segmentação e parta para o próximo passo.

Passo 2: Crie um fluxo de reengajamento

Dado o contexto da sua lista, entenda qual é o melhor espaçamento entre os contatos e quais serão os canais de abordagem.

Ligação? Whatsapp? E-mail? Sinal de fumaça?

Crie a sua cadência, siga e mensure os resultados.

Passo 3: Defina a sua abordagem comercial

A abordagem é completamente diferente de um lead novo, obviamente.

Por isso, se atente a qual será o script da ligação e o tom dos seus e-mails.

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Sugiro que seja algo simples e direto.

Até porque, o objetivo desse fluxo é fazer com que o lead lembre do seu contato e volte para o fluxo de vendas.

Passo 4: Reinsira o lead no seu funil de vendas

O lead lembrou de você e demonstrou interesse em retomar o papo?

Resultado do fluxo atingido com sucesso.

Então, bora marcar essa reunião comercial?

Modelo de abordagem para reativar uma oportunidade

“Olá [nome],

Não tive notícias suas desde nossa última conversa em [inserir data].

Pela minha experiência, isso significa uma das seguintes situações:

– Você decidiu seguir em frente com outra solução.
– Aconteceu algo, você ficou ocupado mas estava planejando retomar o contato.
– Este projeto foi despriorizado em favor de iniciativas mais importantes.

Me avise se é algum desses casos ou se é algo diferente.

Tudo bem de qualquer forma!

Atenciosamente, [seu nome]”

Essa abordagem está no Linkedin do Rafael Faria.

Conclusão: Quem esfriou, pode reaquecer

Não fique com medo de achar que está incomodando o lead. Ele mostrou interesse por sua solução em algum momento.

Por isso, seja resiliente e siga o processo.

Não deixe dinheiro na mesa com receio de ser chato (a não ser que sua empresa forneça um serviço ruim e que você não acredita).

Com organização e metodologia você vai ter êxito na retomada dos seus contatos.

Boa sorte!

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