Fluxo de reengajamento ou Fluxo de retomada é a estratégia ideal para resgatar um lead que esfriou após uma conversa que não avançou. O simples fato do papo não avançar não significa que o lead ficou desinteressado. Muitas vezes ele só está com outros assuntos urgentes para tratar e não conseguiu direcionar a atenção necessária para você.
Mas se você acabou dando prioridade para os leads mais quentes (o que de fato deve ser feito), vale a pena dar aquele “oi, sumido” na sua base adormecida e colher alguns frutos.
Já ajudamos alguns clientes da consultoria a fechar clientes utilizando essa estratégia. Vale a pena conferir:
Passo 1: Analise os seus leads e mapeie as oportunidades
Bora para o CRM?
Defina qual será o tempo mínimo de inatividade do lead. Confira se ele se manteve engajado com os conteúdos e materiais do marketing.
Então, crie uma segmentação e parta para o próximo passo.
Passo 2: Crie um fluxo de reengajamento
Dado o contexto da sua lista, entenda qual é o melhor espaçamento entre os contatos e quais serão os canais de abordagem.
Ligação? Whatsapp? E-mail? Sinal de fumaça?
Crie a sua cadência, siga e mensure os resultados.
Passo 3: Defina a sua abordagem comercial
A abordagem é completamente diferente de um lead novo, obviamente.
Por isso, se atente a qual será o script da ligação e o tom dos seus e-mails.
Sugiro que seja algo simples e direto.
Até porque, o objetivo desse fluxo é fazer com que o lead lembre do seu contato e volte para o fluxo de vendas.
Passo 4: Reinsira o lead no seu funil de vendas
O lead lembrou de você e demonstrou interesse em retomar o papo?
Resultado do fluxo atingido com sucesso.
Então, bora marcar essa reunião comercial?
Modelo de abordagem para reativar uma oportunidade
“Olá [nome],
Não tive notícias suas desde nossa última conversa em [inserir data].
Pela minha experiência, isso significa uma das seguintes situações:
– Você decidiu seguir em frente com outra solução.
– Aconteceu algo, você ficou ocupado mas estava planejando retomar o contato.
– Este projeto foi despriorizado em favor de iniciativas mais importantes.
Me avise se é algum desses casos ou se é algo diferente.
Tudo bem de qualquer forma!
Atenciosamente, [seu nome]”
Essa abordagem está no Linkedin do Rafael Faria.
Conclusão: Quem esfriou, pode reaquecer
Não fique com medo de achar que está incomodando o lead. Ele mostrou interesse por sua solução em algum momento.
Por isso, seja resiliente e siga o processo.
Não deixe dinheiro na mesa com receio de ser chato (a não ser que sua empresa forneça um serviço ruim e que você não acredita).
Com organização e metodologia você vai ter êxito na retomada dos seus contatos.
Boa sorte!
Nascido em vendas e criado em marketing, sou apaixonado pelo mundo dos negócios.
Passando por DNA de Vendas e Neil Patel, hoje apoio empresas a terem mais sucesso comercial.