Prova Social: O que é e como usar para vender mais

Você já deve ter escutado de algum profissional o termo prova social, certo?

Mas o que isso significa e como impacta nas vendas?

O conceito de prova social foi criado por Robert Cialdini, no seu livro As Armas da Persuasão. Na obra, o professor de psicologia e marketing descreveu o fenômeno de prova social como o momento em que pessoas se comportam como outras para se afirmarem ou fazerem parte de determinadas ocasiões ou grupos.

Percebeu o poder da prova social nos negócios? Nesse conteúdo vamos abordar um pouco mais do conceito e como construir provas sociais para alavancar seus resultados.

O que é Prova Social?

A Prova Social é um gatilho mental vinculado à dependência das pessoas por feedbacks. Ou seja, a prova social utiliza da influência para ajudar uma pessoa a tomar uma decisão.

Resumindo em uma expressão: “Se eles estão fazendo, por qual motivo eu não deveria fazer?”

Para fortalecer esse conceito, trouxemos 5 exemplos de prova social:

  • Quando você está navegando em um site e vê o depoimento de um especialista do setor que você respeita;
  • Quando está em uma página de preços e vê que uma empresa gigante do mercado já está usando a ferramenta;
  • Quando você se inscreve em uma demonstração porque vê que a ferramenta resolveu o problema exato que você tem para uma empresa semelhante;
  • Quando você busca no Google um lugar para jantar e escolhe o que tem mais avaliações positiva;
  • Quando você vê o vídeo de um influenciador falando bem de um produto.

Então, a prova social é um gatilho mental utilizado como uma evidência para mostrar que existem outras pessoas, como você, que estão comprando e aprovando um determinado produto ou serviço.

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Por que é importante ter Provas Sociais na sua marca?

De maneira geral, esse gatilho gera autoridade para o seu negócio e, consequentemente, mais credibilidade no momento da decisão do seu cliente.

Muitas vezes o seu cliente-alvo ainda não está certo da decisão que precisa tomar, mas caso ele esteja analisando o seu site e encontrar o depoimento de um CEO de uma grande empresa elogiando a solução que você oferece, ele pode pensar: “Se esse cara aprova essa consultoria, deve ser realmente boa”.

A prova social aproxima o seu cliente em potencial da compra do seu produto/serviço. Trouxemos alguns dados para reforçar:

  • A Nielsen descobriu que 89% dos consumidores confiam na prova social;
  • A pesquisa Local Consumer Review da BrightLocal revelou que 77% das pessoas sempre ou regularmente leem avaliações ao procurar por negócios locais;
  • Além disso, recentemente, a ReviewTrackers descobriu um aumento de 50% nas interações com avaliações online desde a pandemia.

4 Tipos de Prova Social para usar no seu negócio

Existem diversos formatos de prova social que você deve explorar. Aqui nós listamos os principais:

1. Depoimentos

Os depoimentos são as provas sociais mais usuais, principalmente por serem simples e curtas.

Se você faz uma boa entrega, esses relatos são fáceis de coletar, e podem ser eficazes nos mais diferentes destinos.

Mas vale lembrar que nem sempre o seu cliente vai te dar esse feedback por conta própria (organicamente).

É uma boa prática solicitar as recomendações dos seus clientes, estimulando o feedback, para isso, entre em contato perguntando como foi a experiência de compra

E a partir do momento que tiver o feedback, use e abuse dos seus canais de comunicação para dar visibilidade a ele! Coloque em seu site, destaques dos stories e por aí vai.

2. Cases de Sucesso

O case de sucesso é uma das provas sociais que mais conectam com o seu perfil de cliente.

Ele serve para contar uma história aprofundada e orientada por dados sobre como o produto ou serviço da sua empresa gerou resultados a um cliente.

Então, se você tem um cliente que foi profundamente impactado pelo serviço que você oferece, entre em contato com ele e peça para transformar a história em case.

O case pode ser apresentado de diversas formas: texto, depoimento, entrevista, postagem e muito mais. O que importa é mostrar a transformação que a sua solução gerou no seu cliente.

case de sucesso

Esses são os principais cases de sucesso da Fluxo Positivo. Trazemos em formato de texto, explicando o cenário inicial, objetivo, estratégia aplicada e resultados obtidos.

Os cases fortalecem não apenas a marca, mas também trazem um tempero na hora de realizar uma prospecção ativa e/ou fazer uma reunião comercial.

3. Big Numbers

Os Big Numbers são dados relevantes da sua empresa que devem gerar impacto ao serem apresentados.

Um único número pode valer mais que mil palavras, e combinar este tipo de prova social com outra pode potencializar ainda mais o seu impacto.

big numbers como prova social

Outros exemplos que você pode usar: “Há mais de 10 anos no mercado”, “Presente em 7 países”, “Geramos mais de 10 milhões para nossos clientes”, seguindo a linha, mas só se for verdade, tá?

4. Ícones confiáveis

Para finalizar, outro tipo de prova social são os símbolos. Símbolos, como assim?

Você atende clientes com peso no mercado? Inclua uma seção em seu site com as logos dessas empresas.

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Você possui selos importantes? Dê destaque para eles nos seus canais de comunicação.

Sua empresa é parceira de instituições relevantes? Reforce a sua comunicação, inclusive crie conteúdos sobre isso.

Seu negócio saiu na mídia? Coloque a logo do portal com o link para a matéria

Símbolos transmitem credibilidade e são uma prova social que “saltam aos olhos” de forma muito fácil. Vamos aos exemplos:

ícones confiáveis

Hora de implementar a prova social na sua empresa

Nessa altura do conteúdo, acredito que você conseguiu entender bem a importância de construir estratégias que fortaleçam a sua marca através da prova social.

Além disso, trouxemos alguns exemplos interessantes para se inspirar.

Então o que resta agora? Colocar em prática, certo?

A sugestão é mesclar os vários tipos ao mesmo tempo para potencializar a imagem do seu negócio perante o mercado e inseri-las também no seu processo de vendas.

Isso aumenta muito a conexão e traz mais segurança ao cliente em potencial. Vamos a mais um exemplo:

Você está vendendo um serviço de consultoria para uma empresa. No entanto, ela se mostra um pouco resistente quanto a sua entrega. Utilizando o gatilho mental de prova social, você poderia dizer:

“Eduardo, entendo que você esteja um pouco inseguro em relação ao nosso trabalho e tudo bem quanto a isso, mas temos o costume de ajudar empresas como a sua a melhorar suas vendas. A empresa X, por exemplo, aumentou seu faturamento anual em 25% utilizando nossa metodologia. Já a empresa Y aumentou a base de clientes em 40% no intervalo de 6 meses. No total, já auxiliamos mais de 300 negócios pelo Brasil.”

Sentiu o impacto que uma boa prova social traz na sua comunicação?

Por isso, te convido a conhecer o nosso novo serviço: Mentoria individual para implementar provas sociais na sua empresa.

Que tal fortalecer a sua marca e gerar mais negócios através de depoimentos, cases e muito mais?

mentoria individual de prova social

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