Já está mais que batido que BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, traduzido como “Terceirização de Processos de Negócios”. Ou seja, se trata de uma empresa que é contratada para realizar atividades específicas para outras empresas.
Tem BPO de Financeiro, Contabilidade, Folha de Pagamento e mais uma infinidade de áreas. Não seria diferente no comercial.
Nesse conteúdo nós vamos te mostrar como funciona a terceirização comercial e por que você deve pensar nessa solução para a sua empresa.
O que é BPO Comercial?
O BPO Comercial é uma estratégia de negócio em que uma empresa é contratada para elaborar e executar a estratégia de vendas de outro negócio.
Geralmente a empresa terceirizada conta com uma equipe de pré- vendedores, vendedores e coordenadores, e disponibiliza esse time para o cliente.
Como funciona a terceirização de vendas?
Via de regra, uma empresa especializada em elaborar e executar processos comerciais detem o know-how sobre alocação de profissionais, entendimento de produtos/serviços e criação de abordagens assertivas.
Existem algumas etapas que podem ser seguidas até a execução das vendas. Listamos 12 passos básicos de um BPO comercial:
- Entendimento do produto do cliente
- Mapeamento da carteira do cliente
- Análise da base de leads e contatos em aberto
- Construção do perfil ideal do cliente
- Alocação dos profissionais adequados para o cliente
- Parametrização do CRM
- Criação do fluxo de retomada
- Geração de listas qualificadas para prospecção
- Prospecção, qualificação e fechamento de novas contas
- Análise de resultados
- Otimização de processos
- Criação do playbook de vendas
Benefícios de terceirizar o seu comercial
- Foco na atividade principal do seu negócio
- Custos operacionais menores
- Vendedores totalmente focados em suas metas
- Expansão da força de vendas
- Aumento do tempo para a empresa focar em estratégia
- Menor burocracia
- Mais abrangência e capilaridade
Já conhecia essa possibilidade de crescimento para o seu negócio?
Nascido em vendas e criado em marketing, sou apaixonado pelo mundo dos negócios.
Passando por DNA de Vendas e Neil Patel, hoje apoio empresas a terem mais sucesso comercial.