Franquia de contabilidade não vale a pena!

Está pensando em abrir uma franquia de contabilidade?

Esse é um caminho interessante para quem busca atrair mais clientes e ter uma equipe com expertise nos bastidores, mas será que vale a pena?

Conversamos com mais de 200 franqueados das principais franqueadoras do Brasil e vamos trazer o nosso parecer aqui.

Neste artigo, vamos esclarecer como funciona, além de abordar as vantagens e desvantagens de seguir por esse caminho e alternativas para atingir bons resultados.

O que é franquia de contabilidade?

Uma franquia de contabilidade é um modelo de negócio pronto, vinculado a uma marca consolidada, com estrutura e processos definidos para serem aplicados.

Uma franquia oferece um modelo pronto de negócio e um caminho claro para você conquistar e atender seus clientes.

A Franquia Contábil é um modelo de negócio replicável em que o franqueador (dono da franquia) vende uma réplica para o franqueado.

Por isso, ao decidir comprar uma franquia de contabilidade, o empreendedor se vincula a uma marca existente e segue todas as suas diretrizes, como identidade visual e métodos de trabalho.

No Brasil, as franquias são disciplinadas pela Lei 13.966/2019, que revogou uma lei mais antiga, de 1994.

Vale destacar que mesmo com o apoio do franqueador, abrir uma franquia não é garantia de sucesso.

Como funciona um franquia de contabilidade

Franquia é um modelo de negócios no qual uma empresa que já possui vasta experiência no segmento em que atua transfere esse conhecimento para outros empreendedores.

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No processo, a empresa, chamada franqueadora, autoriza o uso da sua marca, sua metodologia e sua experiência para os novos parceiros, os franqueados.

Como funciona um franquia de contabilidade

Direitos e deveres do franqueado

Direitos

  • Direito de uso da marca;
  • Apoio técnico no plano de negócios;
  • Transferência de tecnologia;
  • Compartilhamento de know-how;
  • Métodos padronizados de trabalho.

Deveres

  • Efetuar o pagamento das taxas e contribuições
  • Cumprir as regras de padronização e layout
  • Adotar a metodologia de prestação de serviços conforme o manual do franqueador.

Como abrir uma franquia contábil

O primeiro passo para abrir uma franquia de contabilidade é acessar o Portal do Franchising, vinculado à ABF, para localizar possíveis parceiros para a sua empresa.

Após pré-selecionar as franquias de seu interesse, faça uma avaliação geral da empresa, dos serviços que oferecem, custos envolvidos e suporte.

Vá além das divulgações oficiais: entre em contato com a área de atendimento da franquia e descubra o máximo de informações que puder.

Além disso, busque informações com outros franqueados e entenda como está o nível de satisfação deles frente à franqueadora.

5 vantagens da franquia de contabilidade

Existem alguns benefícios claros em aderir ao modelo de franquia no ramo de contabilidade.

Mas ainda assim, cabe analisar se os benefícios justificam os custos envolvidos e limitações em seguir os processos da franqueadora.

Vamos iniciar pelas vantagens e em seguida as desvantagens.

Autoridade de marca

Ao se associar a uma franquia contábil, você já passa a fazer parte de uma rede de escritórios contábeis presente em todo o país.

Ou seja, independente da sua experiência, seu negócio tem uma percepção de valor maior para o cliente final, antes mesmo de você se apresentar a ele.

Rede de parceiros

Ter acesso de maneira facilidade a uma gama de fornecedores certificados pode apoiar o seu negócio no processos de crescimento e redução da dor de cabeça em ter que homologar parceiros de trabalho.

Fortalecimento da rede de contatos

O ambiente de rede fornece o acesso ao compartilhamento de experiências entre os franqueados.

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Acesso à tecnologias

Geralmente, a franqueadora opta por utilizar as tecnologias mais atuais e investir bastante nessa frente, visando ganhos de produtividade.

Atuação Estratégica

Utilizando do BackOffice da franqueadora, você pode direcionar o seu tempo para atuar de maneira mais estratégica e consultiva.

Quais são as desvantagens da franquia contábil?

Mas nem tudo são flores, certo? Vamos analisar algumas desvantagens da franquia contábil?

Estrutura engessada

Pra começo de conversa, se você discordar de algo no modelo de negócio, por exemplo, não poderá modificá-lo, pois tem um contrato que lhe obriga a seguir exatamente o modelo de empresa proposto.

Falta de especialização

Muitas franquias de contabilidade disponibilizam no plano os serviços de BPO, o que é uma mão na roda, na maioria das vezes.

Mas nem sempre a mão de obra condiz com a complexidade que o seu cliente exige e a entrega fica abaixo do esperado e você precisa voltar para a operação.

Demora no atendimento ao cliente

Nem sempre os serviços operacionais da franqueadora são os mais adequados para a tratativa com os seus clientes. Caso opte por terceirizar todo o atendimento, precisará saber que a instantaneidade que o seu cliente está acostumado com você, não vai acontecer com a franqueadora.

Falta de autonomia

As regras do jogo são todas ditadas pela franqueadora. O que costumamos ver é um grande volume de contadores insatisfeitos com o modo operacional das franqueadoras e arrependimento por terem investido um montante significativo nessa empreitada,

Altos custos

Para finalizar, é preciso colocar na balança todos os custos envolvidos em uma franquia, que não existem ao optar por ter sua própria identidade. Dependendo da marca, pode ser exigido treinamento, aquisição de softwares específicos, taxa de corretagem e taxa de franquia.

Quanto custa para abrir uma franquia de contabilidade?

Entre as franqueadoras associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), existem duas marcas voltadas para serviços contábeis. Uma delas exige investimento inicial para abertura de R$ 12.900,00, enquanto a outra tem um custo superior de R$ 75.000,00.

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Qual a melhor alternativa: Franquia ou Escritório próprio?

Aqui nós acreditamos que a melhor alternativa é investir na sua identidade de marca, no seu modelo de atendimento ao cliente, nas ferramentas mais aderentes ao seu modo de trabalho e principalmente na forma de captar seu clintes.

Isso porque, muitas franqueadoras vendem o sonho da previsibilidade de oportunidades de negócio chegando para serem clientes do escritório. Mas na prática as coisas não são bem assim.

Construir uma carteira é um processo que não acontece da noite pro dia.

Além disso, condicionar o seu sucesso a uma outra empresa pode ser perigoso, pois como já vimos, existem coisas que fogem do controle do franqueado.

Sendo assim, entre uma franquia de contabilidade e escritório própria, vale mais a pena a segunda opção: investir no seu próprio escritório.

Como melhorar os resultados do seu escritório?

Já que a franquia não é uma opção tão interessante, como vou melhorar os resultados do meu escritório?

Listamos 10 perguntas norteadoras que você deve se fazer para analisar a situação da sua empresa hoje e onde almeja chegar.

  • Qual o meu objetivo principal que a contabilidade pode me ajudar a alcançar?
  • Quantos clientes tenho hoje?
  • Quanto desejo ter?
  • Em quanto tempo vou construir essa carteira?
  • Qual o perfil de cliente ideal do meu escritório?
  • Em quais canais de aquisição posso encontrar o meu cliente?
  • Quanto tenho de capital para investir em ações de captação?
  • Vou focar em abertura ou migração?
  • Com vou me posicionar no mercado?
  • Tenho as ferramentas necessárias para atender bem os novos clientes?

Além disso, você pode contar com o apoio da Fluxo Positivo. Nós somos uma Consultoria Especializada em Processos Comerciais para Escritórios de Contabilidade.

Já ajudamos escritórios de contabilidade de várias partes do Brasil a otimizarem os seu processos e terem mais clareza da estratégia de vendas.

Por isso, convidamos você para bater um papo sem compromisso para entender o seu contexto atual e te apresentar o nosso modelos de trabalho, o que me diz?

Se for interessante, podemos agendar uma sessão estratégica gratuita de 30 minutos, é só chamar a gente no WhatsApp. Te esperamos lá!

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