Que cliente não quer ser bem tratado, ter suas necessidades atendidas antes mesmo de expressá-las?
O olhar focado na experiência do cliente está 100% ligado à cultura de vendas.
A cultura de vendas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
Nesse artigo vou mostrar qual a sua importância e como construí-la no seu negócio?
O que é cultura de vendas?
A cultura de vendas é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e rituais compartilhados por toda a empresa que direciona a maneira como deve seguir toda a jornada de venda. Isso inclui a mentalidade, a ética de trabalho e as habilidades necessárias para atender efetivamente os clientes.
Ela inclui todas as áreas da empresa, assumindo que a jornada de compra de um cliente não acaba no fechamento de um contrato.
Enquanto o cliente estiver ativo na empresa, vendas estão acontecendo, seja por meio da sua retenção ou expansão.
Até porque, de nada adianta o time de marketing gerar as oportunidades, o time comercial fechar o contrato e o atendimento ser horrível.
Parece óbvio, mas a gente vê frequentemente brigas entre o time comercial e os demais. Isso é um problema cultural.
Por qual motivo apenas uma parcela da empresa é recompensada pelo novo cliente, se não é apenas ela a responsável por isso?
Por que criar uma cultura de vendas?
Estive em uma empresa, como gerente de marketing, e logo de cara percebi que havia um atrito entre as áreas.
O time de entrega não gostava do comercial. Achavam injusto que um vendedor ganhasse aquele tanto, sendo que o trabalho era todo realizado pelo time de entrega.
O financeiro sabendo quanto as pessoas do comercial recebiam, também não gostavam nem um pouco daquilo…
Mas o ponto é o seguinte:
O que os demais setores estavam fazendo pela empresa?
Não tinham iniciativa, mas também não tinha incentivo.
Como resolver isso?
Uma cultura forte é essencial para o sucesso de qualquer empresa que queira crescer em um mercado cada vez mais competitivo.
Assim como toda inciativa de fomentar uma cultura organizacional, o objetivo é trazer maior sinergia e colaboração entre as áreas.
Desenvolver uma política de incentivo e reconhecimento de quem está relacionado com o processo de vendas é o ponto central dessa estratégia.
E sim, vai envolver dinheiro.
Qual a importância da cultura de vendas?
3 motivos para desenvolver uma cultura de vendas no seu negócio:
Melhora o desempenho da empresa
Ela ajuda as equipes a trabalharem de maneira mais eficaz, com metas claras, estratégias bem definidas e um foco constante em atender às necessidades do consumidor.
Assumi o marketing com uma equipe 0% focada em gerar oportunidades para o comercial.
Como fico à frente de um setor tão importante para uma empresa e não gero receita? Impossível na minha gestão.
Até porque, marketing é feito para vender.
Mas não só o marketing, TODOS. Isso já deve estar claro na sua mente…
Aumenta a satisfação do cliente
O que pode levar uma maior satisfação e lealdade ao cliente?
Atendimento próximo, acima das expectativas e de qualidade.
Como fazer com que todos os funcionários ajam assim?
Promove a iniciativa
Ter uma cultura de resultados motiva a equipe a encontrar novas maneiras de encantar os clientes.
Os colaboradores tendem a compartilhar novas ideias, pois sabem que agora existem um espaço propício para isso e que eles serão recompensados por suas ideias.
Então, se você está cansado de funcionários que fazem apenas o que você pede, saiba que a culpa sempre foi sua e que a mudança deve partir de você.
Como criar uma cultura de vendas na prática?
Agora que já falamos o que é, e qual a importância de se ter uma cultura forte na empresa, vamos dar 5 dicas práticas para você aplicá-la no seu negócio.
1. Defina os valores
O primeiro passo para criar uma cultura forte é definir os valores que vão guiar a sua empresa.
Esses valores devem ser claramente comunicados e incorporados em todas as políticas e práticas do negócio, para que a cultura seja realmente forte.
2. Tenha uma equipe alinhada
Uma cultura forte começa com as pessoas certas.
Reveja quem faz parte da sua empresa hoje e pondere se elas tem sinergia com a cultura do negócio, o tal do fit cultural.
Se for necessário, contrate novos integrantes e trená-los de acordo com os valores da empresa.
O treinamento deve incluir não apenas técnicas mas também uma compreensão profunda dos valores e cultura da empresa.
3. Defina metas claras
As metas claras e alcançáveis são essenciais para o sucesso do negócio.
Isso ajuda o time a entender exatamente o que é esperado deles e a manter o foco em resultados tangíveis.
Então, vale destacar que as metas devem ser realistas e precisam ser acompanhadas regularmente para avaliar o progresso da equipe.
4. Celebre o sucesso
Reconhecer e celebrar o sucesso da equipe é uma maneira importante de manter a motivação e o engajamento.
Isso inclui bonificações por desempenho, prêmios e elogios públicos.
Além do mais, é importante criar um ambiente de trabalho positivo e comemorar as pequenas conquistas.
5. Fortaleça a comunicação
Em qualquer lugar, uma comunicação clara é fundamental para a construção de uma cultura forte.
Afinal, a equipe deve ter canais de comunicação com a liderança da empresa, outros departamentos e clientes.
Por isso, mantenha o canal aberto para trocar ideias e compartilhar situações.
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Nascido em vendas e criado em marketing, sou apaixonado pelo mundo dos negócios.
Passando por DNA de Vendas e Neil Patel, hoje apoio empresas a terem mais sucesso comercial.