Tirar ideias do papel é um grande desafio, mas existem formas de facilitar esse processo.
Ter uma ideia incrível e não conseguir tirar do papel é muito frustrante. Eu já passei por isso.
E igualmente frustrante, é colocar o projeto no mercado e perceber que você não entrega benefício nenhum para ninguém.
Por isso, estou aqui para compartilhar com você como tirar uma ideia do papel, validar se existe público para a sua ideia e como rodar o MVP.
Então, listei 7 perguntas que você deve responder para colocar sua ideia para rodar em até 15 dias.
1. Qual problema resolvo?
A principal pergunta que qualquer ideia de negócio precisa responder é “qual problema resolvo?”.
Essa resposta vai te nortear durante toda a jornada de materialização do seu projeto.
Se pergunte aqui também: “As pessoas, de fato, precisam disso?”
A partir daí, siga para as próximas.
2. Quem é o meu público-alvo?
No início é muito difícil ter essa clareza, mas é importante ter essa definição.
Se não souber para quem vai ofertar, pelo menos saiba para quem não ofertar.
Sua ideia vai atender empresas? De qual porte? De qual ramo?
São muitas questões, você precisa se aprofundar.
3. Quem são meus concorrentes?
Saber quem são as empresas que atuam no mercado que você quer entrar é parte fundamental.
É necessário saber em que tipo de oceano você pretende nadar.
Por isso, saiba quais são as principais entregas de cada um e ofereça algo diferente.
4. Qual é minha proposta de valor?
Aqui você precisa destacar qual é o seu diferencial.
De qual maneira a sua solução é mais interessante que a da concorrência.
Por qual motivo o mercado deveria comprar de você.
5. Quais canais posso divulgar?
Aqui você vai precisar analisar onde deve divulgar o seu projeto.
E a resposta mais simples para isso é onde o seu público-alvo está.
Além disso, explore sua rede de contatos ao máximo.
6. Minha ideia tem aceitação?
Chegou a hora de botar a mão na massa e construir o seu MVP.
O MVP é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento.
É uma forma de você colocar a sua ideia no mercado, sem precisar investir ou ter algo extremamente robusto.
7. Meu MVP agrada o público?
Aqui é a hora de colher os feedbacks e analisar o desempenho.
Você precisa ler os dados quantitativos e qualitativos e ponderar se vale a pena seguir.
Se sim, o que deve ser refinado?
A cada dia melhore a sua entrega e sua proposta ao mercado.
Então, se precisar de alguém para compartilhar o seu projeto e tirar ideias do papel, agende um papo na minha agenda.
Nascido em vendas e criado em marketing, sou apaixonado pelo mundo dos negócios.
Passando por DNA de Vendas e Neil Patel, hoje apoio empresas a terem mais sucesso comercial.