Funil Ampulheta – Como aplicar e Faturar mais

O funil ampulheta fornece uma jornada contínua ao cliente, diferente do funil convencional que estamos acostumados.

Por isso, vamos trazer nesse conteúdo como funciona a experiência de compra de maneira ampliada.

Vamos lá?

O que é o Funil Ampulheta?

O Funil Ampulheta é a representação visual que demonstra a jornada dos clientes, desde o primeiro contato com um produto ou marca até a compra.

Por mais que a jornada de compra esteja cada vez mais não linear, o funil ampulheta ajuda na visualização dos diferentes estágios à medida que os clientes se movem.

Mas de maneira essencial, o funil ampulheta funciona como uma atualização do funil de vendas tradicional.

Ele engloba não só os estágios de Aquisição, Oportunidade e Conversão, mas também, Retenção, Expansão e Indicação.

Dessa forma, a jornada não acaba na venda, mas sim durante todo o relacionamento do cliente com a empresa.

Quais são as etapas do Funil Ampulheta?

Ao todo, o cliente pode percorrer 6 etapas dentro do funil ampulheta.

Claro que frameworks são feitos para dar base a um processo e você pode aumentar ou reduzir as etapas na sua empresa.

Abaixo está a representação gráfica do funil ampulheta e em seguida o que significa cada etapa:

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funil ampulheta

Aquisição

Canais de aquisição são os meios utilizados por uma empresa para captar novos clientes.

Seu objetivo é fazer com que a mensagem da marca chegue ao seu público-alvo e acelere a jornada dessas pessoas rumo à sua conversão em clientes.

Oportunidade

Essa etapa consiste na demonstração de interesse do cliente-alvo na sua solução.

Nesse momento, ele te pede um contato através de ligação, formulário do seu site, direct do instagram, conversa no WhatsApp e por aí vai…

Conversão

Chegou a hora de converter a oportunidade em um novo cliente!

Mas converter uma venda não se resume a passar o seu preço e esperar a resposta do cliente.

Aqui você também deve guiar o seu cliente em potencial dentro de uma jornada da jornada de compra.

Retenção

Nesse estágio, é fundamental dedicar atenção e recursos ao sucesso do cliente, fornecendo não apenas uma solução satisfatória, mas também uma experiência excepcional.

Comece por um bom onboarding, alinhando expectativas, prazos e definindo o formato de trabalho.

Aqui as palavras da vez são: encantamento e overdelivery.

Expansão

Desde a entrada do seu cliente você consegue mapear oportunidades futuras de geração de receita para a sua empresa, caso tenha feito um bom diagnóstico.

Caso possua clientes que não tenham passado por um processo de vendas mais qualificado, faça uma análise minuciosa da sua carteira e levante todas as oportunidades em potencial.

É nesse momento que acontecem up-sell e cross-sell.

Indicação

A etapa “final” é a indicação. Nessa fase, os consumidores recomendam o produto ou serviço e, mais do que isso, desempenham um papel ativo na divulgação, trazendo novos leads e clientes para o negócio.

A indicação geralmente acontece de forma natural e orgânica, mas também devemos ativá-las, ou seja, pedir a indicação diretamente para o cliente.

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É importante criar uma cultura de indicação na sua empresa e manter o seu cliente consciente de que pode te indicar a todo o momento.

Como aplicar o funil de ampulheta no meu negócio?

Confira abaixo o passo a passo para implementar o funil ampulheta na sua empresa:

1. Tenha mapeada a jornada do cliente

Busque entender ao máximo quais são os caminhos percorridos pelos seus clientes, desde o primeiro contato até a indicação.

Saiba quais são os pontos de atrito e de maior fluidez na jornada de compra.

2. Tenha clareza das suas entregas

Você e todo o time precisa saber ponto a ponto sobre quais serviços e produtos podem ajudar cada tipo de cliente.

Muitas vezes oportunidades são perdidas por indefinição dos serviços.

3. Tenha uma comunicação bidirecional

Parece óbvio, mas você deve escutar o seu cliente frequentemente, para coletar feedbacks e buscar sempre a melhoria das entregas.

Além disso, mostrar de forma clara que existem mais maneiras do cliente ter uma melhor experiência é peça chave para crescer o seu negócio.

Então, se você sabe que uma parcela dos clientes que contratam serviço A, futuramente vão precisar do serviço B, tenha um fluxo de comunicação claro com eles.

Caso contrário, eles podem buscar no concorrente, pois não sabiam que a sua empresa podia atendê-los também nessa demanda.

4. Faça com que cada experiência seja marcante

Em cada etapa do funil, proporcione experiências que surpreendam e satisfaçam os consumidores.

Isso pode incluir a oferta de conteúdo personalizado, atendimento ao consumidor excepcional e programas de engajamento.

Ou seja, em todas as iniciativas continue entregando valor aos clientes, mesmo após a compra.

5. Conte com o apoio da tecnologia

Um bom CRM vai te ajudar na gestão dos seus clientes e te apoiar na hora de tomar decisões.

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Aqui você pode destacar quais clientes devem recomprar em determinado tempo e antecipar essa demanda.

Além disso, te ajuda na identificação de oportunidade de up-sell e cross-sell.

Dados bem estruturados sempre vão te ajudar a ter mais resultados.

6. Retenção, expansão e indicação

Se você acompanha a jornada do seu cliente, faz com que cada etapa seja satisfatória e sabe quem tem potencial de gerar mais receita, chegou a hora de aumentar o faturamento.

Aqui você vai desenvolver estratégias de oferecer produtos adicionais ou upgrades, além de criar um programa de indicação ativo.

Dessa forma, a empresa aumenta os resultados financeiros, sem precisar ir ao mercado conquistar novos clientes.

7. Mensure e otimize as ações

Fazer um acompanhamento contínuo e análise dos dados dos consumidores em todas as etapas do funil de ampulheta deve ser uma rotina.

Ou seja, aqui você deve identificar gargalos operacionais, áreas de aprimoramento e oportunidades de melhoria contínua.

Exemplos práticos de Funil Ampulheta

Funil ampulheta para Dentista

Exemplo de estratégia de geração de oportunidades após o cliente contratar o seu serviço.

Funil ampulheta para Contabilidade

Exemplo de estratégia para expansão da carteira e aumento de faturamento, sem precisar atrair novos clientes via estratégias de aquisição.

Então, o que achou do funil ampulheta?

Que tal implantar na sua empresa e otimizar os resultados?

Marque um papo comigo, minha agenda está aqui embaixo.

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