Análise da Concorrência: O que é e como fazer uma do zero

Nesse conteúdo trouxemos um passo a passo sobre como realizar uma análise da concorrência de maneira efetiva.

Agora, se você acha que sua empresa não tem concorrentes, saia desse conteúdo agora! Obrigado.

Agora vamos lá, nesses próximos minutos vamos trazer conceitos, benefícios e ferramentas que podem te apoiar.

O que é análise da concorrência

Análise da concorrência é o processo de monitorar regularmente seus concorrentes, analisando as estratégias de aquisição, precificação, entregáveis e outros detalhes sobre seus os competidores do seu mercado.

A análise competitiva envolve a coleta e análise de dados sobre os concorrentes, seja através de informações disponíveis na internet ou de maneiras mais complexas, que vamos abordar nesse conteúdo.

Esse levantamento é fundamental para identificar riscos e oportunidades do mercado, por isso, você deve usar essas informações como um ponto de comparação para identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa em relação a cada concorrente.

A partir desse processo, você tem dados e análises embasadas para tomar melhores decisões para a sua empresa.

A importância de analisar a concorrência

Ao realizar uma análise da concorrência, você sabe como sua marca está posicionada no mercado perante outros negócios que disputam o mesmo público que você.

Aqui falamos não só de concorrentes diretos, os indiretos também devem sem levados em consideração aqui.

Por exemplo, a Netflix deve ficar de olho no Prime Video, MAX, Apple TV, mas também na Twich, Steam e outros meios que uma pessoa pode se entreter sem sair de casa.

Enfim, ao analisar sua concorrência, o seu negócio tem inúmeros benefícios, como:

1. Saber os pontos fortes e fracos da sua empresa

Parece óbvio, mas saber exatamente como os seus competidores atuam, mostra mais sobre o seu negócio do que o deles.

Veja alguns exemplos fáceis de encontrar por aí e que você pode estar em algum dos lados:

Empresa A:
Realiza anúncios no LinkedIn e CEO compartilha que tem bons resultados com isso.
Sua empresa:
Não investe em nada e depende de indicações.

Claro que uma de suas fraquezas está em não se apoiar em canais pagos para aquisição de leads.

Empresa B:
Anuncia que recebeu aporte financeiro e vai dobrar contratações para expansão internacional.
Sua empresa:
Tem resistência ao capital externo e quer expandir de maneira gradual.

A relação com investidores não é a mais agradável em relação ao mercado e oportunidades de crescimento podem ser deixadas de lado.

Estar ciente dos pontos fracos do seu negócio é tão importante quanto saber os fortes. Agora é necessário realizar ações para bater os concorrentes.

2. Entender melhor seu mercado

Pode parecer que você sabe exatamente todos os concorrentes, e pode ser que saiba mesmo. Parabéns por isso.

Entretanto, ao realizar uma análise mais profunda, você pode encontrar empresas que não conhecia ou que não considerou sua concorrência antes.

Realizar um mapeamento mais robusto de quem são seus concorrentes também pode ajudá-lo a identificar áreas onde seu mercado é carente.

Olha só como se comporta o mapeamento de concorrentes da Amazon, por exemplo:

análise de concorrentes da amazon

3. Mapear estratégias bem sucedidas dos rivais

NÂO É PARA COPIAR, OK?

Mas, a partir do momento que você realizar essa análise de concorrência, é possível identificar o que vem dando certo para eles, que hoje você ainda não realiza.

Um exemplo simples é o plano com anúncios da Netflix, que antes de acontecer todos criticaram e depois de feito, os concorrentes copiaram o formato.

E agora tooooodos os streamings operam com o bendito plano com anúncios.

Então, vamos para a ação?

Como fazer uma análise de concorrentes

Esse é o processo que, geralmente, rodamos aqui na consultoria, você pode adicionar ou remover etapas.

Tudo vai depender do objetivo da sua análise. Vamos de passo a passo?

1. Liste os seus concorrentes

É sua obrigação ter na ponta da língua, pelo menos, os principais concorrentes. Coloque todos no papel e vamos começar a auditoria.

Concorrentes diretos

Os concorrentes diretos vendem um produto ou serviço semelhante para um cliente semelhante.

Essas são as empresas que vêm na mente logo quando você pensa em sua concorrência.

Por exemplo: O McDonald’s provavelmente considera outras redes de hambúrgueres fast food como Burger King e Bobs como seus concorrentes diretos.

Concorrentes indiretos

Os concorrentes indiretos vendem um produto ou serviço diferente, mas na mesma categoria, com um público semelhante.

Por exemplo, pizzarias delivery, como Domino’s e Pizza Hut, são concorrentes indiretos do McDonald’s.

Concorrentes substitutos

Os concorrentes substitutos existem fora da sua categoria de produtos, mas atendem a uma necessidade semelhante do cliente.

Para o McDonald’s, os concorrentes substitutos podem ser qualquer solução que os consumidores procuram quando estão com fome, incluindo produtos como refeições congeladas.

Dos três tipos de concorrentes, os concorrentes substitutos são os mais difíceis de identificar.

2. Crie uma matriz de concorrentes

Antes de mergulhar em sua análise de concorrentes, reserve um momento para organizar onde as informações coletadas serão compiladas.

Isso vai facilitar muito na hora de analisar os dados. Uma planilha pode ser sua aliada nessa jornada.

Empresa X Canais de aquisiçãoEmpresa AEmpresa B
SEONão posicionaAtua forte
AnúnciosLinkedIn e GoogleNão faz

3. Defina os objetivos da análise

O que você acha de extrema relevância ao analisar as empresas?

Alguns empresários se dão por satisfeitos em saber o que vem sendo feito de marketing, outros querem a precificação detalhada e por aí vai…

Esse processo garante que as expectativas estejam alinhadas e as informações obtidas sejam relevantes para o negócio.

4. Colete os dados

Essa etapa está 100% relacionada à anterior.

Dados secundários são fáceis de obter, mas nem sempre são simples de tirar conclusões sem um olhar afiado.

Dados primários, são mais difíceis e precisam ser bem definidos no objetivo da avaliação.

Feito isso, levantar essa informações e prepará-los para a análise.

Vamos mostrar como já já, ok?

5. Faça a análise dos 4 Ps

mix de marketing, mais conhecido como 4Ps – produto, preço, promoção e praça – abrange os elementos essenciais de um produto no mercado.

4ps de marketing

Como parte de sua pesquisa de concorrentes, faça as perguntas para cada concorrente que você selecionou.

Produto

  • O que eles estão vendendo?
  • Quais recursos/funcionalidades estão incluídos em seus produtos ou serviços?
  • O que é mais atraente para os clientes sobre o produto ou serviço?
  • Quais são alguns pontos fracos do produto ou serviço?

Preço

  • Quais preços eles usam?
  • É uma compra única ou uma assinatura?
  • Eles oferecem descontos?
  • Como o preço reflete a qualidade do produto ou serviço?

Promoção

  • Como eles divulgam seu produto ou serviço?
  • Quais canais de aquisição eles usam?
  • Quais elementos do produto ou serviço eles enfatizam?
  • Qual é a proposta de venda única deles?

Praça

  • Onde eles vendem seus produtos?
  • Eles vendem on-line ou em lojas físicas?
  • Eles vendem diretamente aos clientes finais?

Essas perguntas devem servir como ponto de partida. Você deve desdobrar essas perguntas de acordo com seu setor e aos objetivos da sua pesquisa.

Stack de Ferramentas para análise de concorrentes

Construí um Template completo no Notion com checklist e ferramentas.

análise de concorrência

Acredito que vai te ajudar nessa empreitada. É só clicar no botão abaixo e fazer sua cópia:

IA para análise de concorrentes

4 IAs podem ser boas aliadas nessa captura de informações.

Algumas ações manuais, passam a ser realizadas de maneira automática e mais dinâmica.

ChatGPT

chatgpt

DeepSeek

deepseek

Gemini

gemini ia

Perplexity

perplexity ai

Cliente Oculto

Originalmente chamado de Mystery Shopper, o Cliente Oculto surgiu nos Estados Unidos na década de 40 e, inicialmente, tinha o objetivo de analisar exclusivamente o comportamento dos consumidores.

O cliente oculto B2B é uma estratégia focada em avaliar concorrentes.

Através dela, é possível coletar diferentes informações a respeito dos serviços prestados, detalhamento de produtos e do atendimento ao cliente feito pela concorrência.

O cliente oculto extrai informações sobre forma de venda, precificação, documentação e tudo que um cliente em potencial teria acesso.

Essa é uma das maneiras de coletar dados sensíveis da concorrência, mas que não é tão fácil de conseguir.

Vale a pena contar com o apoio de uma consultoria para apoiar nesse processo.

Matriz SWOT

análise SWOT é a ferramenta ideal para cruzar as principais variáveis encontradas no levantamento de dados.

Também chamada de Matriz FOFA, é uma representação visual que ajuda no diagnóstico dos fatores internos/externos e positivos/negativos de uma organização.

O cruzamento dessas variáveis é a base da construção do plano de ação que veremos ao final desse conteúdo.

A matriz SWOT é dividida em quatro quadrantes, que representam:

  • Forças (Strenghts);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Ameaças (Threats);
  • Oportunidades (Opportunities).
análise swot

As forças e fraquezas são fatores internos, referentes à própria empresa e sob os quais ela tem controle.

Já as ameaças e oportunidades representam fatores externos, que estão no cenário político, econômico, social e no próprio setor de atuação e sob os quais a empresa não tem controle.

É preciso saber agarrar as oportunidades e se proteger das ameaças — muitas vezes, aproveitando as forças e melhorando as fraquezas que você identificar.

É aqui que você deve analisar a atuação dos concorrentes, que estão no cenário externo e que você não pode controlar. Dependendo dos seus movimentos, eles podem representar ameaças ou oportunidades para o seu negócio. Por isso, é importante identificar e monitorar o que estão fazendo.

Plano de Ação

Por fim, o plano de ação. Até porque, não faz o menor sentido levantar todas essas informações e não fazer nada a respeito.

Aqui você deve listar os principais insights gerados e definir ações para otimizar o seu negócio.

O plano de ação precisa ter um detalhamento de atividades, cronograma, responsáveis e um objetivo atingível.

A metodologia mais conhecida é a 5W2H, que consiste em responder sete perguntas simples: 

  • What (o que será feito?)
  • Why (por quê?)
  • Where (onde?)
  • When (quando?)
  • Who (quem fará?)
  • How (como?)
  • How much (quanto custará?)

Ele funciona basicamente como um checklist das atividades relativas ao processo de melhoria pós análise da concorrêcia.

Então, o que achou do conteúdo? Vamos colocar em prática?

Qualquer dúvida, me mande uma mensagem no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/luisfpdias/

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