Jornada de compra não linear

Você está no Instagram, vê um anúncio e se interessa, clica e cai numa página de vendas, assiste o vídeo e compra um curso.

Parece uma jornada bem desenhada e efetiva, certo?

Entretanto, o caminho percorrido pelo consumidor até o momento da compra nem sempre é tão claro e direto quanto parece.

O exemplo acima pode acontecer de tantas formas diferentes até chegar no momento da compra e é exatamente sobre isso que se trata a jornada de compra não linear.

A jornada do cliente, por mais que você desenhe ela e proponha um caminho ideal, quando o cliente entra nesse fluxo, as coisas ficam imprevisíveis

Por isso, neste artigo vamos compreender por que a jornada de compra não pode ser vista como um caminho linear e como se adaptar a essa nova realidade.

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Jornada de compra não linear

A jornada de compra não linear é o caminho que cada consumidor percorre até realizar uma compra.

Ela é particular e imprevisível. Cada pessoa decide de forma única e entender isso vai fazer com que a sua empresa se destaque das demais.

Vamos ao seguinte exemplo:

Eu preciso ir para um casamento e percebo que preciso de uma calça nova.

Como funciona a minha jornada:

1. Vejo referências na internet para combinar com as camisas que tenho disponíveis;
2. Faço uma pesquisa online da faixa de preço das lojas que costumo comprar;
3. Vou ao shopping experimentar as calças em várias lojas, inclusive as que não costumo comprar.
4. Dependendo da urgência, compro por lá mesmo, se não volto para a loja online.

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Certamente você faz de outra forma, e se fizer igual a mim, alguém vai fazer diferente.

Os clientes não estão mais seguindo um caminho linear de jornada do cliente com início, meio e fim claros.

Isso porque, existe um mundo de informações disponíveis na internet, fora a jornada offline que cada um tem acesso.

Cada cliente é único e tem seu próprio conjunto de necessidades, desejos, preferências e padrões de comportamento.

Por isso, as marcas precisam ver os clientes como pessoas e perceber que cada relacionamento será diferente.

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O cliente assumiu a direção na jornada de compra

Empresas que antes tinham a capacidade de definir uma jornada de compra, talvez até mapeá-la em seus sites de forma linear, agora encaram uma nova realidade.

Um consumidor pode conhecer sua marca pelo LinkedIn, acessar um link para o site e finalizar uma compra.

Por outro lado, outra pessoa pode descobrir sua marca em uma busca no Google, cadastrar-se na newsletter, acompanhar suas redes sociais por meses e resolver fechar uma compra depois de ver um anúncio.

E ainda existem aqueles leads que acompanham sua empresa por anos antes de tomar uma decisão de compra.

Cabe a você entender os caminhos que os seus clientes percorrem e ajudá-los no processo de compra.

Como guiar o cliente em uma jornada não linear

Se os clientes percorrem a jornada de compra de forma não linear, como sua marca pode guiá-los até a compra?

A melhor estratégia é mapear os principais pontos de contato que o seu público faz e se fazer presente.

Se for possível, expanda o número de caminhos que levam ele ao objetivo desejado, abordando uma estratégia multicanais.

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Na prática, omnichannel significa expandir seus esforços de atendimento ao cliente em várias plataformas – como site, redes sociais, loja física, aplicativo, entre outras.

O mais importante aqui é não fazer movimentações somente por modismo, mas sim para atender uma demanda do seu mercado.

Por isso, planejar uma boa experiência é importante e necessária, mesmo não sendo uma atividade fácil. Ela começa por uma boa definição do ICP e alinhamento com as ações de geração de demanda.

Acredite nas jornadas centradas no cliente

Como deu para perceber, a jornada de compra tradicional está morrendo lentamente.

Para se destacar dos concorrentes, você precisa reconhecer as mudanças no mercado e investir no seu negócio.

Lembre-se, o seu relacionamento com o cliente não termina depois que ele faz uma compra.

Investir no mapeamento das jornadas dos seus clientes é fundamental para o crescimento do seu negócio.

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