Contabilidade nichada – Como verticalizar o seu escritório

Se você vende para todo mundo, você não vende para ninguém.

Com essa frase de efeito que começamos esse conteúdo. Você vai entender o motivo.

Estamos escrevendo essa série de conteúdo focados em contabilidades e a bola da vez é a verticalização.

O que é uma vertical de negócios?

A Amazon não é só uma loja online, sabia?

Ela tem praticamente solução para tudo, confira abaixo:

De maneira resumida, ela tem frentes de negócio para diversificar a sua receita e atingir mais clientes, se posicionando em cada vertical como especialista no assunto.

Em contabilidade, entendemos que a verticalização está em prestar o serviço para um segmento específico, atendendo de uma forma diferenciada das empresas generalistas (assim como um ortopedista versus um clínico geral).

Escrevemos um conteúdo sobre contabilidade para locadoras de veículos e fica claro que existem particularidades infinitamente diferentes de uma empresa de outro ramo.

Se você trata uma locadora como um negócio qualquer, a chance de perder esse cliente para um especialista é imensa.

Por que devo me especializar?

Credibilidade.

Quanto mais você atende um tipo de empresa, mais forte fica o nome do seu negócio.

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Você consegue entrar nas nuances de um setor e mostrar ao mercado os motivos de trabalhar em parceria contigo.

A gente sabe que processar a folha de pagamento de instituições de ensino é diferente de uma indústria, por exemplo.

Como nichar a minha contabilidade?

Abrir uma vertical pode ser uma tarefa um tanto desafiadora, principalmente se você está focado na operação e não na estratégia da sua empresa.

Mas se você chegou até aqui, acreditamos que queira transformar a sua empresa em uma contabilidade especializada.

Preparamos 6 passos para você dar início a uma vertical de negócios:

1. Encontre padrões na sua carteira de clientes

Abra o seu CRM ou planilha de controle de clientes, e verifique o que existe em comum na maioria dos seus clientes. Então se pergunte:

  • Eles são do lucro real? Presumido? Simples?
  • São de um segmento específico? Escolas? Bares? Indústrias?
  • Quanto esses clientes me pagam?
  • Qual o porte de cada um deles?

Ou seja, encontre padrões na sua base de clientes ativos.

2. Aprofunde o seu conhecimento em uma área

Quais são as particularidades da vertical que você escolheu? Você domina?

Está atualizado com a legislação?

Sabe qual o enquadramento ideal para seus clientes?

Sempre mantenha o machado afiado. Não só o seu, mas do seu time operacional também.

3. Crie uma página de vendas focada na vertical

Peça ao seu time de tecnologia ou marketing para desenvolver uma página com o descritivo dos serviços especializados.

Esse é um passo que não pode ser negligenciado. É o que vai fazer com que aquela oportunidade negócio encontre a sua empresa na internet e tire dúvidas sobre o que você de fato entrega de diferente aos clientes.

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4. Peça indicações para os seus clientes dessa vertical

Mapeou os clientes, né? Definiu a vertical?

Ligue para cada um dos clientes que já está nessa vertical informando que vocês estão atuando de forma especializada nesse segmento e que os processos ficarão mais otimizados a cada dia.

Peça por indicações!

Se o seu cliente está gostando dos seus serviços, ele vai te indicar.

5. Faça campanhas de marketing para o público

Se você já investe em marketing digital, direcione suas campanhas para a sua nova vertical.

A tendência é baratear o custo por lead, mas também cair um pouco o volume de buscas.

O nicho te faz aumentar o seu ticket, sem precisar de um volume muito grande de oportunidades para crescer o faturamento.

6. Direcione a força de vendas para atrair novos clientes

Tem uma equipe comercial?

Direcione um vendedor para essa nova vertical.

Treine esse profissional com as particularidades técnicas necessárias e se mantenha à disposição para participar de algumas reuniões até ele pegar ritmo.

Melhores nichos da contabilidade

Descubra os segmentos mais promissores da contabilidade para direcionar seus investimentos de forma inteligente.

Área da Saúde

Atender clínicas, consultórios médicos, odontológicos e outras áreas da saúde é uma oportunidade rica.

Com legislações complexas e necessidades tributárias específicas, é um campo onde os contadores podem se destacar.

MEI

Com mais de 14 milhões de Microempreendedores Individuais no Brasil, esse nicho oferece uma alta demanda por serviços contábeis simplificados, permitindo atender um grande número de clientes de forma eficiente.

Negócios Digitais

Empreendedores digitais muitas vezes carecem de suporte contábil especializado.

Ofereça serviços adaptados às necessidades desses negócios, desde assessoria financeira até controle fiscal.

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E-commerce

Com quase um milhão de sites de e-commerce no Brasil, há uma enorme demanda por serviços contábeis especializados nesse setor em constante crescimento.

Mercado Pet

O Brasil é um gigante no mercado de animais de estimação.

Contadores podem aproveitar esse segmento em crescimento, oferecendo serviços de consultoria e gestão adaptados às necessidades do setor.

Tecnologia da Informação

Com o setor de TI em alta, contadores especializados podem oferecer uma gama de serviços, desde abertura de empresas até consultoria tributária, para empresas de tecnologia.

Conclusão

Lembre-se sempre de analisar cuidadosamente as características do seu negócio antes de escolher um nicho.

Com as ferramentas certas e um planejamento estratégico, você pode alcançar o topo no mercado da contabilidade.

Ah! Se precisar de ajuda para verticalizar a sua operação, é só chamar a nossa equipe no whatsapp.

Então, gostou do conteúdo? Continue com a gente e leia mais no nosso portal.

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