Calculadora de CAC

Calculadora de CAC

Saiba qual é o seu custo médio para adquirir um novo cliente. Avalie a eficiência das estratégias de aquisição e tome decisões sobre seus investimento em marketing e vendas.


Custo de Aquisição de Cliente (CAC): R$ 0.00

O que é o CAC?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) mede quanto uma empresa gasta para captar novos clientes. O CAC se resume à relação entre o custo total dos esforços de vendas e marketing, com o número de novos clientes.

Como calcular o CAC?

Para calcular o CAC, basta calcular seu custo total de aquisição de clientes (comercial, marketing, etc) dividido pelo número total novos de clientes.  A fórmula é a seguinte: Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC.

Exemplo de cálculo do CAC

Vamos considerar que uma empresa gastou R$200.000 em ações de marketing e vendas em um ano e fechou 50 novos clientes durante esse período. O CAC seria então calculado da seguinte maneira:

CAC = (R$ 200.000) / 50 = R$ 4.000

Ou seja, a empresa investiu R$ 4.000 para captar cada novo cliente.

A importância de calcular o CAC

O CAC é um indicador crucial para qualquer negócio, pois ajuda a compreender a eficiência das estratégias de marketing e vendas.

Se o CAC estiver muito alto, isso pode indicar que a empresa está gastando muito para conquistar novos clientes e deve rever as estratégias.

Em contrapartida, um CAC baixo pode indicar que a empresa está atuando de forma eficiente.

No entanto, cada caso é um caso. É preciso olhar para dentro, entender os dados históricos e a partir disso, tomar as decisões mais adequadas para a empresa.

Como usar o CAC para tomar decisões

Esta métrica pode ajudar muito os gestores de marketing e vendas a tomarem decisões estratégicas e otimizar os investimentos.

Em negócios que realizam vendas pontuais, o custo de aquisição de clientes precisa ser menor que o valor médio do seu produto/serviço para o seu negócio ser saudável. Por exemplo:

Se a empresa gasta em média R$ 300 para conquistar um novo cliente e o produto custa R$ 400, existe um prejuízo de R$ 100 para cada novo cliente. A menos que o poder de fidelização de clientes faça com que eles comprem mais de uma vez da sua empresa.

Já em negócios de pagamento recorrente (como modelos assinatura) o cenário muda. Para seu negócio ser saudável, o CAC precisa ser menor que o LTV (Lifetime Value), que é a média de quanto cada cliente vai gastar com a empresa dele enquanto estiver na carteira. Por exemplo:

Uma contabilidade tem um CAC de R$ 800, mas o cliente paga mensalmente R$ 400. Sabendo que os clientes de contabilidade ficam em média 24 meses (ou mais, MUITO mais), o LTV dele será de R$ 9.600. Dessa forma é possível ver que o negócio é saudável financeiramente.

Como reduzir o CAC?

Geralmente, a principal maneira para reduzir o CAC é otimizar as campanhas de marketing.

Isso envolve mapear a jornada do cliente e avaliar potenciais de otimização da conversão ao longo desse processo de vendas.

Essas otimizações podem ser realizadas através de testes A/B para determinar quais mensagens e canais de marketing são mais eficazes, assim como a análise de dados de campanhas anteriores para identificar oportunidades.

Além disso, é possível reduzir o Custo de Aquisição do Cliente com um ajuste da proposta de valor, tornando-a mais atraente ao seu perfil de cliente ideal.